29  DE  JANEIRO  DE  2021  |  EDIÇÃO  Nº  004

CARNAVAL EM MINAS GERAIS E EM BELO HORIZONTE

 

Em razão da pandemia por covid-19, o Governo de Minas Gerais decidiu por não conceder ponto facultativo nos dias do Carnaval de 2021.  Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro haverá expediente regular.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), segundo nota publicada na imprensa, também decidiu não conceder ponto facultativo no Carnaval de 2021. Em nota, a Prefeitura e a Belotur afirmaram que, diante dos esforços no combate à COVID-19, a festa na cidade segue suspensa e só deverá ser discutida quando a doença for controlada.

 

As medidas têm por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus.

Fontes: Agência Minas e Uai.

 

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Falta de insumos cresce entre problemas da construção.

 

No quarto trimestre de 2020, se tornou mais disseminado na indústria da construção o problema da falta ou alto custo da matéria-prima. O problema atinge 50,8% das empresas, percentual que era de 39,2% no terceiro trimestre. As expectativas dos empresários da construção melhoraram em janeiro de 2021, sobretudo para compra de insumos e matérias-primas nos próximos seis meses, mas o índice de confiança da construção caiu 3,2 pontos para 56,9 pontos, com percepção de piora do estado atual e futuro da economia brasileira.

 

ACESSE AQUI e veja a SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, da CNI, na íntegra.


 

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE MINAS GERAIS

 

ICEICON-MG – avançou 1,5 ponto entre novembro (56,7 pontos) e dezembro (58,2 pontos) e mostrou, pelo quinto mês seguido, que os empresários do setor estão confiantes. Foram verificados crescimentos nos dois componentes do ICEICON-MG – condições atuais e expectativas para os próximos seis meses – e o indicador ficou 7,7 pontos acima da sua média histórica (50,5 pontos). Contudo, o índice recuou 0,7 ponto na comparação com dezembro de 2019 (58,9 pontos), sendo o mais baixo para o mês em três anos. O ICEICON nacional alcançou 60,1 pontos em dezembro, apontando confiança dos empresários brasileiros pelo quinto mês consecutivo. O ICEICON-MG é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos apontam percepção de melhora na situação atual e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente. O componente de condições atuais cresceu 1,5 ponto em relação a novembro (52,4 pontos), atingindo 53,9 pontos em dezembro. O indicador ficou acima dos 50 pontos pelo segundo mês seguido – após sete meses abaixo desse patamar – e mostrou satisfação dos construtores com a situação das economias brasileira e mineira, e de suas empresas. O índice recuou 1,8 ponto frente ao apurado em dezembro de 2019 (55,7 pontos). O componente de expectativas aumentou 1,5 ponto ante novembro (58,9 pontos), registrando 60,4 pontos em dezembro. O resultado apontou empresários mais otimistas com relação às economias brasileira e mineira e aos seus negócios nos próximos seis meses. O indicador ficou relativamente estável na comparação com dezembro de 2019 (60,5 pontos).

ACESSE AQUI a integra do ICEICON-MG – ED. Nº 12/2020.

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Barão Homem de Melo, 3090 - BH/MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com