09 DE  MARÇO  DE  2021  |  EDIÇÃO  Nº  011

NOVA NR 01 - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS

o SICEPOT-MG e a FIEMG trazem para o associado uma palestra sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – nova NR 01.

Organizada pela Comissão de Saúde e Segurança no Trabalho do SICEPOT-MG, pelo Desenvolvimento Sindical FIEMG e SENAI-MG, a palestra acontecerá no dia 25/03/2021, de 14h às 16h, com o instrutor de Formação Profissional do SENAI MG, Bruno Vinícius Cardoso.

O Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR – é um documento que define a política e diretrizes de um sistema de gestão, com objetivo de prover uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos, contendo orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes em instalações ou atividades potencialmente perigosas.

Para que isso seja possível, o PGR precisa ser estruturado sob um escopo que contemple requisitos necessários que venham prevenir possíveis acidentes ambientais, contudo, caso ocorram, é necessário adotar os requisitos que apontam as ações para a minimização dos danos, ou seja, de seus impactos, a curto, médio e longo prazo.

A nossa proposta é antecipar os principais requisitos que devem ser atendidos com o PGR para introduzir práticas de Segurança e Saúde do Trabalho mais eficientes e robustas nos ambientes de trabalho da Indústria da Construção.

PROGRAMAÇÃO

1. Principais alterações da NR 1;
2. Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO;
3. Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR;
4. Impactos do novo texto da NR 1.

INSCRIÇÕES GRATUITAS - FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Via Plataforma Teams  -Link será enviado posteriormente para os inscritos.

INFORMAÇÕES: juridico@sicepotmg.com 

WEBINAR SOBRATEMA – APLICAÇÕES DO BIM EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA

A área de edificações tem acelerado a aplicação do BIM pelos inúmeros benefícios proporcionados pela tecnologia. Contudo, no segmento de infraestrutura, o cenário é bastante distinto, com poucos projetos adotando essa metodologia, que resulta em maior planejamento, produtividade e controle em todas as etapas de obra.

 

Mas este é um caminho sem volta. Além de já ser uma exigência imposta por alguns órgãos governamentais públicos e por empresas privadas, o uso da tecnologia oferece uma imensa gama de benefícios tanto aos clientes como aos construtores e aos fornecedores, permitindo maior gestão da obra, reduzindo custos, aumentando a previsibilidade dos orçamentos, eliminando retrabalhos e permitindo uma gestão eficiente dos custos operacionais e de manutenção das edificações ao final das obras. Outros benefícios interessantes são a maior transparência e a maior agilidade no projeto.

 

Por sua versatilidade, o BIM pode ser utilizado, especialmente, em obras viárias com o uso de pré-moldados, túneis, estações de metrô, obras industriais em geral (refinarias, unidades químicas, entre outros) e as estações de tratamento de águas e de esgoto.

 

Para contribuir com esse cenário, o Webinar Sobratema – Aplicações do BIM em Obras de Infraestrutura, apoiado pelo SICEPOT-MG,  reunirá especialistas para apresentar a situação atual do BIM no setor da infraestrutura, mostrando a sua relevância e as ferramentas disponíveis no mercado. Também serão mostrados casos reais de sucesso de aplicação da tecnologia.

 

O evento virtual é voltado à engenheiros, empresários do setor da construção - infraestrutura - arquitetos, projetistas que buscam compreender como o BIM se aplica em suas atividades, conhecer suas especificidades e obter informações preciosas para a preparação de projetos que atendam exigências dos contratantes, principalmente órgãos e empresas públicas, tais como o DNIT e o SAC – Secretaria da Aviação Civil.  

 

Renomados profissionais do setor trarão, além de muito conteúdo técnico, casos reais de uso no Brasil em obras de infraestrutura. 

 

Conheça os painéis e palestrantes confirmados: 

 

- Mediação  – Vagner Barbosa, da Agência Canteiro. 

 

- Abertura – Afonso Mamede, presidente da Sobratema 

 

- Abertura do Evento (SINAENCO) – “Panorama BIM Brasil”  

Arqto. Eduardo Sampaio Nardelli  

 

- Palestra ABDI  – “Iniciativas de BIM da ABDI e o contexto na Infraestrura”, com Leonardo Dias de Santana 

 

- Palestra SENAI - Case “As Built BIM - CPTM e SENAI-SP”, com Rogério da Silva Moreira (SENAI-SP), Eduardo Tavares de Lima (CPTM) e Fernando Boselli (CPTM) 

 

- Palestra CONEXIG “Gestão Colaborativa de Projetos com a metodologia Virtual Design and Construction (VDC)”  - Prof. Alexandre del Savio

 

Transmissão gratuita pelo Canal da Sobratema no YouTube. 

 GOVERNO DE MINAS REGULAMENTA BIM

Foi publicado no Minas Gerais do dia 03/3, o Decreto Nº 48.146/2021, que dispõe sobre estratégia estadual de disseminação do Building Information Modelling (BIM). O Decreto prevê a implantação da metodologia nas obras do Estado, de forma gradual, sendo o primeiro modelo a ser contratado ainda em 2021, e outras duas fases previstas para 2024 e 2028.

 

O objetivo é promover o desenvolvimento da metodologia utilizada mundialmente pelo setor da construção civil para planejamento e gestão de obras, otimizando tempo e elevando a qualidade dos empreendimentos.

 

O Comitê Gestor da Estratégia BIM será composto por representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), da Secretaria de Estado de Educação, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública; da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão; da Secretaria de Estado de Saúde e do DER-MG.

 

Entre os benefícios esperados estão: a celeridade e efetividade nos processos de concepção, contratação, elaboração, execução, fiscalização e manutenção de projetos e obras públicas; redução do número de aditivos de prazo e de valor em contratações de serviços e obras de engenharia; elevação do nível de exigência nos processos licitatórios; redução dos impactos ambientais por meio da redução de resíduos da construção civil; redução dos gastos públicos com a operação e a manutenção dos empreendimentos públicos, entre outros.

 

O BIM

Conhecida como Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, na tradução livre, o BIM é uma metodologia aplicada ao processo de concepção de anteprojetos, construção virtual e simulação de construção, cronograma, orçamento, elaboração de projetos básico e executivo, além de documentação para a contratação e execução de uma obra. Permite, também, fazer o acompanhamento da construção, o histórico de adequações e o gerenciamento de ativos.

 

Na prática, o modelo possibilita a incorporação de todos os projetos necessários a uma mesma obra para a identificação de eventuais inconsistências. Dessa forma, é possível fazer todas as correções necessárias até antes do início da obra física, o que resulta em ganhos financeiros, mais qualidade e maior precisão no cumprimento do cronograma. 

Fonte: Seinfra   

  

ATENDIMENTO CREA-MG NO SICEPOT-MG

POSTO NO SICEPOT-MG

Devido á COVID, o atendimento presencial do posto do CREA no SICEPOT-MG está suspenso.

Caso sua empresa necessite, o atendimento está sendo feito através dos tels. 31 99934.9022 / 2121.0441 ou email alexandre@crea-mg.org.br.

 

ATENDIMENTO NO ESTADO

Também as unidades de atendimento do Crea-MG localizadas em municípios abrangidos pela Onda Roxa suspenderam o atendimento presencial.

 

Interessados em acessar os serviços do Conselho devem utilizar o Sitac-MG que permite realizar todos os procedimentos de forma online.

 

Em caso de dúvida, acesse a série de tutoriais sobre Sitac-MG ncanal do Crea-MG no YouTube bit.ly/VideoSitac. Se for necessário, acesse a Central de Informações pelo 0800 031 2732 ou informacoes@crea-mg.org.br

 

Antes de se dirigir a uma Unidade de Atendimento, ligue e confira se ela está aberta bit.ly/UnidadesCreaMG.

 

Lista das cidades onde o Crea-MG possui Unidade de Atendimento que estão na Onda Roxa: 

Araguari
Araxá
Ituiutaba
Iturama
Janaúba
Januária
João Pinheiro
Monte Carmelo
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Patrocínio
Pirapora
Ponte Nova
Salinas
Uberaba
Uberlândia
Unaí 

 

TELEFONES DO SICEPOT-MG

O SICEPOT-MG está em novo endereço:  Av. Raja Gabáglia, 1143 – 17º andar – Edifício The One - Luxemburgo - 30380-403.

Os telefones continuam os mesmos e já estão funcionando normalmente:

Geral: 31 2121.0400
Presidência/Diretoria: 31 2121.0401  
Financeiro: 31 2121.0422
Jurídico: 31 2121.0438
Licitação: 31 2121.0426
Comunicação: 31 2121.0436
TI /Site: 31 2121.0425 

 Esperamos em breve a visita de todos associados à sua nova casa! 

PALESTRA ON-LINE: RESÍDUOS SÓLIDOS -  OBRIGAÇÕES LEGAIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Com o objetivo de orientar os associados sobre as obrigações ambientais relacionadas ao transporte de resíduos perigosos no estado de Minas Gerais, o SICEPOT-MG e a FIEMG realizam no nesta quinta-feira, dia  11/03, às 15h, a palestra on-line: Resíduos Sólidos -  Obrigações Legais no Estado de Minas Gerais.

Organizado pela Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do SICEPOT-MG e Gerência de Meio Ambiente – FIEMG, o evento terá a seguinte programação:

15h - Abertura
15h15 - Obrigações do Sistema MTR Estadual MG (MTR, CDF, DMR)
16h - Obrigações do Sistema MTR Nacional (MTR, Inventário Nacional de Resíduos Sólidos)
16h30 - Medidas relativas a acidentes no transporte de produtos ou resíduos perigosos no Estado de MG
17h15 às 18h – Dúvidas 

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR  - Plataforma Teams. 

INFORMAÇÕESjuridico@sicepotmg.com .

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG
  Tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com