28  DE  MAIO  DE  2021  |  EDIÇÃO  Nº  033

REFORMA ESTATUTÁRIA SICEPOT-MG

A AGE, realizada no último dia 26 de maio, aprovou as novas redações do Estatuto e do Regulamento Eleitoral do SICEPOT-MG.

Os documentos serão registrados em cartório e disponibilizados para as associadas.

 

PRESIDENTE DA FIEMG FAZ VISITA DE CORTESIA AO SICEPOT

O presidente Emir Cadar Filho e o presidente eleito João Jacques Viana Vaz receberam hoje, em visita de cortesia ao Sicepot-MG, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

 

ACOMPANHAMENTO DE OBRAS PASSARÁ A SER FEITO POR SISTEMA ELETRÔNICO

Os empresários que participam das licitações públicas realizadas a partir de transferências da União serão beneficiados pela implantação de um novo módulo na Plataforma +Brasil, gerenciada pelo Ministério da Economia (ME). A partir do dia 17 de maio, o acompanhamento e a comprovação do andamento das obras serão realizados de forma eletrônica e automática. 

NOVO LEIAUTE DO ESOCIAL SIMPLIFICADO

Maio de 2021 traz duas grandes novidades do eSocial: a entrada em produção do Novo eSocial Simplificado e a obrigatoriedade do envio dos eventos de folha de pagamento para o terceiro grupo, que abrange empresas menores, inclusive as optantes pelo Simples, além de empregadores pessoas físicas. É o maior grupo de obrigados do eSocial.

O desenvolvimento do eSocial Simplificado estava previsto na Lei nº 13.874/19 e entrará em operação a partir de 10 de maio, dando prazo para as empresas se adaptarem às mudanças. Com a publicação da Portaria Conjunta nº 82/2020, ficou aprovado o novo leiaute final do eSocial Simplificado, versão S-1.0.

No novo sistema, houve uma redução de mais de 30% no número de campos dos leiautes, além da alteração nas regras do sistema, que foram reduzidas e simplificadas, retirando o engessamento no envio e validação de eventos.

A nova versão definitiva está disponível na área de Documentação Técnica, no site do eSocial, com todos os leiautes, regras, tabelas e esquemas XSD. Também foi realizada uma revisão completa do Manual de Orientação do eSocial.

O Cronograma prevê a obrigatoriedade do envio de eventos de folha de pagamento para o terceiro grupo a partir de maio/21. Período de convivência de versões permitirá que os empregadores se adaptem gradualmente. Implantação da versão S-1.0 foi reprogramada para 17/05, para não coincidir com o período de fechamento de folha do mês anterior.

Para maiores informações ACESSE AQUI.

CAGED: PAÍS ABRE 120.935 VAGAS DE EMPREGO

O Brasil abriu 120.935 vagas de emprego com carteira assinada em abril, apontam dados do Caged divulgados esta semana pelo Ministério da Economia. Os números são resultado de 1.381.767 admissões e de 1.260.832 demissões. Foi o quarto mês seguido com saldo positivo. O total de empregos com carteira no país somou 40.320.857 em abril, o que representa uma variação de 0,3% em relação ao mês anterior. Em março, foram abertas 177.352 vagas, segundo dados revisados.

Os dados do Caged apontam saldo positivo no nível de emprego nos cinco grupos de atividade econômica:

• Serviços: +57.610 postos

• Construção: +22.224 postos

• Indústria: +19.884 postos

• Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: +11.145 postos

• Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas:+10.124 postos

• Ainda de acordo com os dados, na região Sudeste houve saldo positivo: +49.371 postos, +0,24%.

 

 

 

 

 



 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com

 

 


 

 

http://conteudo.sicepotmg.com/Email.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Facebook.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Instagram.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Linkedin.png