01  DE  JULHO  DE  2021  |  EDIÇÃO  Nº  040

 PRESIDENTE É RECEBIDO PELO GOVERNADOR ROMEU ZEMA

O presidente João Jacques Viana Vaz, acompanhado pelo ex-presidente Emir Cadar Filho, esteve em audiência com o Governador Romeu Zema ontem (30/6), em visita de cortesia.

No encontro foi tratada a questão dos substanciais aumentos dos preços dos insumos utilizados nas obras, tendo sido levado como sugestão que o Governo de Minas trouxesse o Tribunal de Contas do Estado para participar desta discussão. O Governador acatou a solicitação e designou o Secretário-Geral de Estado Mateus Simões, presente no encontro, para cuidar do assunto. O Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, também participou da audiência.

Mais tarde, na inauguração do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do Senai, o presidente João Jacques conversou sobre este assunto também com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar. 

 CENTRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA 4.0 DO SENAI

O presidente João Jacques Viana Vaz e o ex-presidente Emir Cadar Filho compareceram ,nesta quarta-feira (30/6),  à inauguração do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do Senai, instalado em Contagem. O evento contou com a presença do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, do governador Romeu Zema e da prefeita de Contagem, Marília Campos.

No Centro serão oferecidos serviços de consultoria tecnológica especializada, desenvolvimento e testes de soluções integradoras, serviços técnicos e treinamentos. O objetivo é qualificar mão de obra para que mais profissionais especializados atuem na indústria mineira, na implantação da tecnologia 4.0 dentro das fábricas. Também chamada de quarta revolução industrial, a indústria 4.0 engloba sistemas de tecnologias avançadas usando inteligência artificial e robótica, por exemplo, durante os processos de produção. 

 

Foto: Sebastião Jacinto Júnior / Fiemg 

 

WORKSHOP: LICENCIAMENTO AMBIENTAL E OUTRAS OBRIGAÇÕES PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS E RESÍDUOS PERIGOSOS EM MINAS GERAIS E NO BRASIL

 As atividades do setor de construção pesada envolvem muitos equipamentos e, consequentemente, o manejo e consumo significativos e frequentes de produtos (combustíveis, óleos, graxas, etc.) e a geração de resíduos com potencial poluidor alto.

A legislação dá atenção especial a estes processos, com regras para transporte, armazenamento, disposição final adequada, tanto de produtos quanto de resíduos perigosos. São muitas obrigações, que precisam ser compreendidas e atendidas cotidianamente pelas empresas afim de não gerar passivos ambientais, suficientes para causar prejuízos financeiros, danos ao meio ambiente ou interromper o uso de recursos naturais essenciais à vida e à outras atividades humanas.

Considerando as atividades e os produtos e resíduos perigosos, comuns à praticamente todos da indústria da Construção Pesada, a Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do SICEPOT-MG e o escritório Samuel Mendes Advocacia convidam sua empresa para participar do Workshop: Licenciamento Ambiental e Outras Obrigações para o Transporte de Produtos e Resíduos Perigosos em Minas Gerais e no Brasil, que será realizado on-line dia 15 de julho, de 15 às 17 horas.

PROGRAMAÇÃO

 

> Licenças ambientais para transporte de resíduos e produtos perigosos – Regras Estaduais. 

MARIA CLAUDIA PINTO - Sócia do escritório Santiago Ferreira Pinto & Campelo Advogados Associados e responsável pelo assessoramento jurídico ambiental do SICEPOT/MG. Mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MG. 

> Obrigações da ANTT e outras para transporte de resíduos e produtos perigosos. 

SAMUEL MENDES - Advogado, consultor jurídico na área de compliance e gestão de requisitos legais de Meio Ambiente e Saúde e Segurança, formado em Direito pela UFMG, Mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade, Ex-Assessor Jurídico Ambiental do SICEPOT-MG.

INSCRIÇÕES GRATUITAS - FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
Via Plataforma Teams - Link será enviado posteriormente para os inscritos. 

Associado, se sua empresa tem vagas de trabalho abertas, divulgue-as na plataforma RECRUTAMENTO INTELIGENTE SICEPOT-MG.

Para divulgar,  preencha formulário AQUI .

 

 

 

 

 

 



 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com