09  DE  SETEMBRO  DE  2021  |  EDIÇÃO  Nº  050

AGENDA DO PRESIDENTE

PRESIDENTE DO SICEPOT-Mg visita prefeito

O presidente João Jacques Viana Vaz, acompanhado do vice-presidente Bruno Baeta Ligório, esteve ontem (08/09), em visita de cortesia, com o Prefeito Alexandre Kalil. Na reunião, que teve como objetivo apresentar a nova direção do SICEPOT-MG para o prefeito, foram tratados assuntos de interesse do setor.

 DNIT PUBLICA CONSULTA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DO PLANO DE EXECUÇÃO BIM-PEB

O DNIT está com consulta pública aberta do Plano de Execução BIM – PEB. O intuito é colher sugestões e comentários visando aprimorar o processo de implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM). As contribuições devem ser encaminhadas, até o dia 24/09/2021, pelo email bim@dnit.gov.br .

Para ter acesso ao conteúdo da consulta, clique aqui.

A implementação no órgão é de competência do Núcleo BIM do DNIT, que elabora as propostas internas para implementação de metodologia BIM na Autarquia; elabora e atualiza os manuais, normas e instruções relacionadas à metodologia e, ainda, faz a análise e manifestação sobre os pleitos externos relacionados à metodologia BIM no Departamento.

Fonte: site do DNIT.


CURSO DE SICRO SERÁ REALIZADO EM OUTUBRO

Com a flexibilização dos protocolos de Covid, o SICEPOT-MG remarcou o curso Orçamento de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (Novo SICRO e BDI) com 90COMPOR Orçamento e Planejamento de Obras. O treinamento, realizado em parceria com a FIEMG e IEL, dentro do Programa FIEMG Competitiva, e 90TI,  foi adiado por causa da pandemia. As vagas foram preenchidas em 2019, e as inscrições estão encerradas.

O curso de elaboração de orçamentos e planejamento de obras pesadas e infraestrutura, incluindo todas as rotinas de utilização da ferramenta 90COMPOR, será ministrado pelo engenheiro Luiz Heleno Albuquerque Filho, do DNIT, e acontecerá nos dias 05,06,07 de outubro de 2021, com o  seguinte escopo:

•  Engenharia de Custos;

•  Elaboração e Atualização de Orçamentos;

•  Planejamento de Obras;

•  Estudos de Casos com utilização do Software 90Compor.

 CÂMARA DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA
DA CONSTRUÇÃO PESADA

A Lei nº 9.958, de 12 de janeiro de 2000, criou a possibilidade dos Sindicatos e Empresas constituírem as Comissões de Conciliação Prévia, que vieram preencher uma lacuna no sistema brasileiro de solução de conflitos, ampliando a capacidade de as partes solucionarem seus problemas simplificando a convivência entre si, através de mecanismos voluntários de autocomposição, mecanismos estes que ganharam maior destaque a partir da Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, a chamada Reforma Trabalhista.


Com este espírito de modernidade a Câmara de Conciliação Prévia da Construção Pesada foi reinstalada pelo SICEPOT-MG e SITICOP-MG no final de 2017, e vem funcionando desde então com um ganho de confiança por parte das empresas e trabalhadores, ao longo destes quase quatro últimos anos, quando foram realizados centenas de acordos entre empregados e empregadores.

Importante destacar que o objetivo da Câmara é a mediação assistida onde empregados e empregadores poderão chegar a um acordo simples, rápido e terminativo a respeito de eventuais impasses de natureza individual, por sua própria conta, e sem a necessidade da intervenção ou da homologação do Poder Judiciário, e que vem obtendo excelentes resultados:

•  respeito à capacidade das partes solucionarem seus problemas;

•  simplificação da convivência entre empregado e empregador;

• análise e Termo de Conciliação inclusive das  questões mais complexas a ser superadas por mecanismos voluntários de autocomposição;

• segurança jurídica.

Conheça a Câmara de Conciliação Prévia da Construção Pesada e a utilize! Este é um importante benefício à disposição os associados.

Acesse: https://www.camarasicepotsiticop.com/

Entre em contato: juridico@sicepotmg.com  |  31 2121.0438

TREINAMENTOS SICEPOT-MG 

è PALESTRA ADEQUAÇÕES À

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS E DPO 

14 de setembro – DE 10H às 12h

A Lei Geral de Proteção de Dados “LGPD” finalmente se tornou uma realidade para todos, sejam titulares de dados pessoais identificáveis, sejam pessoas que realizam o tratamento dessas informações. E não se trata de uma Lei que “talvez pegue”. Ela já nasceu forte, fazendo muito barulho e causando grandes incertezas, sobretudo nas empresas que têm os seus negócios ancorados em operações nas quais, direta ou indiretamente, há tratamento de dados.

 

Em última análise, a LGPD introduziu no universo empresarial mais um ambiente regulatório severo, agora voltado para a proteção de dados, e que passa a fazer parte fundamental do plano estratégico de milhares organizações.

 

Neste cenário, o SICEPOT-MG, em parceria com o escritório SANTIAGO FERREIRA PINTO & CAMPELO, traz para os associados a palestra Adequações à Lei Geral de Proteção de Dados e DPO, que será realizada no dia 14 de setembro, de 10 às 12 horas.

 

PALESTRANTE: EDUARDO CAMPELO - Advogado sócio do escritório Santiago Ferreira Pinto & Campelo - Graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos, Pós-graduado em Direito Ambiental Eem Direito Societário. Aluno convidado pela Michigan State University (USA) para o Programa de LL.M em International Law. Membro Efetivo da Comissão de Direito Societário da OAB/MG. Árbitro do Juízo Arbitral da Bolsa Brasileira de Mercadorias, da Bolsa de Mercadorias de Minas Gerais e da CAMARB. Sócio fundador da empresa iDATHA (Compliance, Gestão de Riscos e Estratégia).Head of Compliance & DPO de empresas da área de saúde.

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS: FAÇA AQUI

 

Evento hibrido: 20 vagas físicas e vagas on line ilimitadas.

(As vagas físicas serão preenchidas por ordem de recebimento)

 

LOCAL: SICEPOT-MG – AV RAJA GABÁGLIA, 1143 – 17 ANDAR

Transmissão pela plataforma Teams.

ORGANIZAÇÃO:


 

è PALESTRA MANIPULADORES  TELESCÓPICOS: TECNOLOGIA E VERSATILIDADE APLICADA AO CANTEIRO DE OBRAS

28 de setembro – às 9h

Diante dos desafios impostos pela legislação brasileira no que se refere a segurança operacional em equipamentos e máquinas, os fabricantes buscam dentro dos requisitos técnicos e criativos, encontrar soluções inovadoras que possam atender às severas exigências. Dentro desse conceito a Comissão de Equipamentos do SICEPOT-MG e a Manitou trazem para os associados a palestra Manipuladores Telescópicos – Tecnologia e Versatilidade Aplicada ao Canteiro de Obras, que apresentará uma solução para a movimentação de materiais, além de opções inovadoras para elevação de pessoas, elevação de cargas em um único equipamento, o manipulador telescópico.

O equipamento pode ser comparado a um “canivete Suíço”, permitindo que diversas ferramentas sejam acopladas ao equipamento por meio do sistema de engate rápido, conferindo um auto grau de versatilidade a  essa solução, além de robustez e eficiência operacional nas aplicações as quais será exposto.

PALESTRANTE: Paulo Eduardo Soares da Silva - Engenheiro de Produção com MBA em Gestão Empresarial na FGV, responsável por vendas e desenvolvimento de mercado para Locadores e Key Accounts no Brasil no Grupo Manitou, multinacional francesa que comercializa máquinas para movimentação tais como Manipuladores Telescópicos, Plataformas Elevatórias, Empilhadeiras, Minicarregadeiras e Retroescavadeiras. Passagem por empresas como a fabricante alemã de peças para motores KS Pistões e Brasif Máquinas. 

INSCRIÇÕES GRATUITAS: FAÇA AQUI

Via Plataforma Teams - Link será enviado posteriormente para os inscritos.

INFORMAÇÕES:

(31) 2121.0436 | sandra@sicepotmg.com
  

REALIZAÇÃO:

 

 PARA FICAR POR DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTOS, fique de olho em nossa divulgação e acesse regularmente o site www.sicepotmg.com, na aba de cursos.


 

 

 

 

 



 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com

 

 


 

 

http://conteudo.sicepotmg.com/Email.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Facebook.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Instagram.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Linkedin.png