28  DE  MARÇO  DE  2023  |  EDIÇÃO  Nº  007

PRESIDENTE DA COPASA ESTARÁ NO SICEPOT DIA 10/04 PARA APRESENTAR PROGRAMA DE OBRAS

O Presidente da COPASA Guilherme Augusto Duarte de Faria,  acompanhado de sua diretoria, estará no SICEPOT-MG no dia 10 de abril, às 16h, para apresentar o Programa de Obras da Companhia.

Convidamos as empresas para participarem do encontro. A presença deve ser confirmada pelo email sandra@sicepotmg.com .

SICEPOT VISITA VICE-GOVERNADOR

O presidente João Jacques Viana Vaz e o 1º vice-presidente Bruno Baeta Ligório fizeram ontem (28/03), uma visita de cortesia ao vice-governador Mateus Simões.

 

Na pauta, o programa de investimentos em infraestrutura do Estado de Minas Gerais.

NOVAS ASSOCIADAS SICEPOT-MG

GRUPO 3 T CONSTRUTORA E INCORPODORA EIRELLI
Setor: Obras Urbanas
Diretor: Gilmara Duarte de Jesus
Contato: Rua Capitão Lucio, 34 – São José – Mariana –MG
Tel: 31 3791-0191 – e-mail: dp@grupo3t.com.br

ICCR 135 S/A
Setor: Obras Rodoviárias
Diretor: Alcimar Domingos Faria
Contato: Rua Oscar Araújo, 1048 – Curiango – Curvelo/MG
Tel: 38 3441.0050 – e-mail: gerencia@spe135.com.br

Bem-vindas! O SICEPOT-MG tem orgulho de receber as empresas em seu quadro de associadas.

CONTRATE JOVEM APRENDIZ
CURSO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS PESADAS

Você sabe qual a cota de jovem aprendiz de sua empresa? Precisa contratar jovens aprendizes?

 

Aproveite o curso gratuito que o SICEPOT-MG está implantado em parceria com o SENAI HORTO: curso de Aprendizagem Industrial em Manutenção de Máquinas Pesadas – Auxiliar Mecânico.

 

Além de cumprir sua cota, neste curso, a empresa estará contribuindo para formação de mão-de-obra carente e específica para o setor.

 

Ao final do curso o aluno estará apto a exercer a função de Auxiliar de Mecânico de Veículos Pesados, estando capacitado a realizar manutenção preventiva e corretiva em veículos pesados, interpretando esquemas e utilizando ferramentas e equipamentos, seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.

 

A empresa poderá optar por uma das seguintes modalidades de contratação:

 

1. Fase no Senai - Teoria e Prática dentro da Unidade-Horto: formação técnico-profissional metódica de 1 ano de curso no SENAI, com jornada de 4 horas/dia.

 

2.  Com prática Concomitante: Fase no Senai + Prática Profissional na empresa concomitante à fase escolar a partir de 2 meses letivos completos. Nesta modalidade, o tempo de contrato é de 12 meses, a C.H diária de 08 horas: 04 horas Senai + 04 horas Empresa, totalizando uma C.H semanal de 40 horas

 

3. Com prática sequencial: Fase no Senai + Prática Profissional sequencial na empresa, a partir do dia subsequente ao término da fase escolar no SENAI; Nesta modalidade, o tempo de contrato é de 24 meses, a C.H diária de 04 horas: No 1º ano a Fase Escolar (Senai), no 2º ano a Fase Prática (Empresa), totalizando uma C.H semanal de 20 horas.

 

IMPORTANTE:  nos termos da Lei nº 14.457 de 21/09/2022, que institui o Programa Emprega + Mulheres e alterou a Consolidação das Leis do Trabalho, o aprendiz contratado por prazo indeterminado pela empresa ao término do seu contrato de aprendizagem profissional continuará a ser contabilizado para fins de cumprimento da cota de aprendizagem por um período de até 12 meses.

 

Se quiser contratar aprendiz, cadastre AQUI a sua empresa. 

Data curso: 15/05/2023 a abril/2024 (carga horária: 978,75h)

Horário: 13:30 as 17:30

Local: Rua Santo Agostinho 1717, Horto Florestal – Belo Horizonte

 

Veja mais informações do Programa AQUI.

ESG NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: O QUE ESPERAR NO DIA 1º DE ABRIL?

 

Não é mentira, mas no próximo dia 1º de abril nos despediremos da Lei nº 8.666/93 que será substituída pela Lei nº 14.133/2021, a Nova Lei de Licitações. A nova norma buscou disciplinar as licitações e os contratos administrativos num Brasil mais atento às políticas de ESG com o intuito de perseguir o desenvolvimento sustentável, conter o aquecimento global e incorporar em âmbito nacional o compliance às contratações públicas.

 

A sigla ESG tem ganhado cada vez mais relevância para os negócios, ao incentivar a substituição da lógica tradicional e predatória de retorno financeiro imediato por um enfoque mais contemporâneo e complexo, que busca aliar práticas sociais e ambientalmente sustentáveis a retornos financeiros de longo prazo. "Você tem o poder de mudar o mundo com os seus investimentos". A frase concebida pelo J.P. Morgan ganha espaço no território ESG e interesse do capital que busca previsibilidade, rentabilidade e impactos positivos para as suas ações.

O setor de infraestrutura pode ser um ator importante no processo de mudança. Isso porque a depender das escolhas da Administração Pública é possível a implantação de ativos sustentáveis, como aqueles que priorizam a eficiência energética ou utilizam 100% de materiais recicláveis. A chamada infraestrutura cinza, aquela que se utilizada do concreto, deve estar em harmonia com a infraestrutura verde, que assegura cuidado para o meio ambiente natural garantindo a qualidade do ar e dos recursos hídricos locais.

 

Nesse compasso, a Nova Lei de Licitações traz algumas mudanças relevantes nas contratações pela Administração Pública que impactam diretamente na escolha de empresas comprometidas com a agenda ESG. Do ponto de vista ambiental, a lei trouxe mais clareza sobre critérios para que o gestor público aja de acordo com o princípio do desenvolvimento sustentável positivado na Constituição Federal. 

 

Fonte: Estadão 

COMISSÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA – REUNIÃO ACONTECE NA TERCEIRA SEXTA-FEIRA DE CADA MÊS 

 
“Obrigado pela oportunidade. E foi incrível a palestra. os palestrantes alinhavaram muito bem o assunto. Aprendi e fiz boas reflexões”. 

Paulo André Donizete – Construtora Sant’Anna e
Coordenador da Comissão de Meio Ambiente do Sicepot-MG

 

- CONVÊNIOS -

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0400
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com

 

 


 

 

http://conteudo.sicepotmg.com/Email.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Facebook.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Instagram.png