29  DE  FEVEREIRO  DE  2024  |  EDIÇÃO  Nº  007

GOVERNADOR ROMEU ZEMA ENCONTRA COM SICEPOT JOVEM  

O SICEPOT JOVEM realizou um evento na última segunda-feira, que teve como palestrante o governador Romeu Zema.

Um sucesso, tanto de público quanto de conteúdo, no encontro o governador falou sobre sua trajetória empresarial e política, destacando pontos importantes para o sucesso e longevidade das empresas, gestão, sucessão, reforçando a importância de gerar jovens lideranças para a sociedade.

“É um prazer enorme estar aqui e dialogar sobre um tema tão importante para Minas Gerais. Além disso, sempre gosto muito de falar para jovens. Em toda minha carreira profissional, uma das áreas que mais me dediquei foi a formação de novos líderes. E foi o que, de certa maneira, nos proporcionou alcançar o sucesso profissional”, disse.

Zema também apresentou um panorama de seu governo e falou sobre investimento em infraestrutura no estado, viabilizado pelo Acordo Judicial após o rompimento da barragem de Brumadinho. “O acordo começou a nascer tão logo nós resolvemos a questão humanitária, que era uma prioridade. Socorremos as vítimas e atendemos demandas dos atingidos da região, dos proprietários rurais e da própria cidade de Brumadinho. Tão logo isso se definiu, fiz questão de chamar o Ministério Público, a Defensoria Pública, a nossa Advocacia-Geral, e representantes do Tribunal de Justiça, pois me preocupava muito o que tinha acontecido na tragédia de Mariana e precisávamos tomar um caminho diferente”, disse. “A participação de todos os órgãos envolvidos foi de fundamental importância e, juntos, conseguimos mostrar que é possível uma solução diferente. E fizemos um dos maiores acordos do mundo, talvez o maior do Brasil, que se transformou em investimento, reparação ambiental e socioeconômica. No que diz respeito ao Governo de Minas, todo recurso foi destinado para obras que estão acontecendo nesse momento em todo estado”, concluiu.

Participaram do encontro, além do Sicepot Jovem, a diretoria do Sicepot,  o secretário de Governo Gustavo Valadares, o presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria,  o Diretor-Geral do DER-MG Rodrigo Tavares e a chefe de gabinete da Seinfra Carolina Vespúcio.

Veja nossa matéria também no Agência Minas AQUI .


REUNIÃO COM PRESIDENTE DA COPASA

O presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, esteve ontem no Sicepot para apresentar o novo Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da companhia, Pablo Ferraço Andreão e o Programa de Investimento da Copasa 2024/2025. Na ocasião, foram debatidas com as empresas de saneamento as questões do setor.

JURÍDICO INFORMA: PRORROGADO O PRAZO PARA QUE EMPRESAS COM 100 OU MAIS FUNCIONÁRIOS REALIZEM O PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DE IGUALDADE SALARIAL 

A informação encontra-se no site do Ministério do Trabalho e Emprego

https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br

O Ministério do Trabalho e Emprego prorrogou para 8 de março o prazo para que as empresas com 100 ou mais funcionários realizarem o preenchimento ou retificação do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do Primeiro Semestre de 2024, devido a instabilidades no sistema.

Quanto à obrigatoriedade de publicação do Relatório no site da empresa ou nas suas redes sociais, a FIEMG ingressou, no dia 26/02, com Ação Civil Pública e vem subsidiando a CNI para o ingresso de Ação de Controle de Constitucionalidade.

Esclarecemos que, enquanto não houver decisão judicial suspendendo a obrigação, as empresas deverão, no mês de março, divulgar em seus sites ou redes sociais os Relatórios de Transparência Salarial, sob pena de aplicação das sanções previstas na Lei de Igualdade Salarial.

NOVA ASSOCIADA SICEPOT-MG
ASSOCIADA CONTRIBUINTE
TROMAQ TERRAPLENAGEM E
TRANSPORTES LTDA

 

Fundada em Divinópolis/MG, a TROMAQ atua há mais de 29 anos no estado de Minas Gerais, com o objetivo de oferecer as melhores soluções para os setores industrial e de construção civil, priorizando a segurança, qualidade e eficiência.

 

Atuando com colaboradores treinados, a TROMAQ presta serviços com equipamentos e veículos modernos e atualizados, nas áreas de terraplenagem, demolição, fundação, aterros, siderurgia, escavação.

 

Diretores: Eduardo Garcia Vieira Damaso, Leonardo Garcia Vieira de Almeida, Dimar Antônio de Almeida, Rosália Garcia Neto Vieira.

 

Contato:

Rua Francisco de Freitas, 51 - Dom Pedro II Divinópolis - MG | 35501-005

Tel: (37) 3222 2223 - controle@tromaq.comwww.tromaq.com. 

CURSO SALÁRIO E REMUNERAÇÃO

Data: 11, 12, 13/03, de 9 às 12h

ON-LINE - Plataforma Teams - Link enviado posteriormente para os inscritos

Entender a diferença entre salário e remuneração faz com que a empresa consiga realizar a gestão de funcionários da melhor forma e sem erros. É necessário deixar claro a distinção entre os conceitos, pois possuem características próprias e geram efeitos jurídicos específicos, no âmbito trabalhista, previdenciário e tributário. Destacamos que este entendimento é muito importante para a empresa que deseja ou está implantando um plano de cargos e salários. Informamos também que ainda em março o Sicepot-MG irá realizar um curso de Plano de Cargos e Salário. Divulgação em breve!

Compreender as formas e incidências das parcelas salariais, a remuneração variável como uma estratégia para sua empresa, conhecer as características operacionais de programas de benefícios, prêmios, bônus, PLR, comissões e incentivos não monetários, entre outros, possibilitará o controle efetivo sobre a política de remuneração, estabelecer Planos de Cargos e Salários, prevenir problemas com os colaboradores e evitar multas em ações fiscais com o cumprimento adequado das obrigações legais.

Voltado para gerentes, encarregados, supervisores, líderes, analistas administrativos e outros profissionais que desempenhem funções de coordenação de pessoas e necessitem de conhecimentos nas rotinas de administração de pessoal, o curso faz parte do Ciclo de Capacitação da Construção Pesada e tem o objetivo de instruir as associadas em legislação trabalhista.

O curso será ministrado pela advogada Luciana Guedes Ferreira Pinto, assessora Jurídica do SICEPOT-MG e sócia fundadora do Escritório Santiago, Ferreira Pinto Advogados Associados.

Investimento:

- R$ 200,00 associadas

- R$ 400,00 não associadas

O pagamento será efetuado através de boleto com vencimento no dia 05/03.

Inscrições até dia 04/03 - FAÇA AQUI.

- CONVÊNIOS -

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0400
www.sicepotmg.com   |  comunicadao@sicepotmg.com