09  DE  MARÇO  DE  2022  |  EDIÇÃO  Nº  009

PARA ORIENTAR O SETOR DE INFRAESTRUTURA, BRASINFRA LANÇA LIVRO COM ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PONTOS DA LEI DE LICITAÇÕES

A edição da Lei Federal nº 14.133, em 1º de abril de 2021 significou uma mudança profunda e sensível no cenário das licitações e contratos celebrados com o Poder Público. Com quase um ano de sua vigência, o setor de infraestrutura reconhecidamente verifica avanços na proposta, principalmente se comparada com a lei anterior - Lei 8.666 - que regia as contratações públicas. Mas, para o pleno desenvolvimento do setor, ainda são necessários alguns ajustes.

Considerando esse cenário de adaptações e adequações, a BRASINFRA instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para estudos e acompanhamento das regulamentações. O resultado do trabalho originou a publicação de um estudo, dividido em 09 partes, que abordam e analisam os pontos prioritários da Lei (material disponível no site do SICEPOT-MG).

Devido a relevância social do tema, o material elaborado foi reunido em um livro, publicado pela BRASINFRA, que irá auxiliar o setor de infraestrutura. São abordados aspectos relacionados às obras e serviços de engenharia;  fase preparatória e de disputa das licitações;  execução e fiscalização contratual; alterações e extinção contratuais, inexecução contratual e contratações diretas.

A publicação da obra, no  atual momento, é muito importante para orientar e alertar as empresas do setor das mudanças ocorridas, esclarecer os procedimentos doravante a serem adotados para a participação de um certame licitatório de uma obra pública, bem como destacar alguns pontos da nova Lei que merecem atenção e cuidados na sua aplicabilidade.

O download do livro pode ser feito AQUI.

 

 

EMIR CADAR FILHO SERÁ HOMENAGEADO COM COMENDA  MEDALHA DO MÉRITO INDUSTRIAL - FIEMG 2022

O ex-presidente e associado Emir Cadar Filho será agraciado, por indicação do SICEPOT-MG, com a Comenda Medalha do Mérito Industrial.

A FIEMG, nas comemorações do Dia da Indústria, em maio, homenageia empresários que se destacaram por trabalhar para o desenvolvimento e o crescimento do setor industrial e da economia de Minas. A Medalha do Mérito Industrial é entregue, desde 1960, a lideranças que despontam pelo pioneirismo, arrojo e presença na vida das comunidades onde estão instalados seus negócios.

ÚLTIMO DIA PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA SICEPOT-MG DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2022

Sua empresa pode aderir, até o dia 10/03, à Campanha SICEPOT-MG de Vacinação Contra a Gripe 2022, realizada em parceria com o SESI-MG.

A vacinação está prevista para acontecer entre a 2ª quinzena de abril e a 1ª quinzena de junho, na  sede do Sindicato (Av. Raja Gabáglia, 1143 – Luxemburgo)

Caso deseje vacinar preencha ESTE FORMULÁRIO. As doses serão distribuídas por ordem de solicitação.

Valor dose: R$ 57,50

• A vacina disponibilizada é trivalente e contém a cepa H3N2 (Darwin) conforme definido pela OMS e ANVISA quanto à composição para 2022.

•  Serão atendidos trabalhadores e dependentes acima de 03 anos de idade das empresas aderentes. O SESI/DRMG não irá administrar a segunda dose nos dependentes de 03 a 08 anos de idade que não tenham sido previamente vacinados e que por isso precisam receber a dose de reforço.

•  No caso de dúvidas entre em contato pelo tel. (31) 2121.0436.

SALÁRIOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO

Sua empresa necessita de informações sobre salários médios praticados na construção pesada? Faz pesquisas sobre salários do setor?

Utilize o Mapa de Salários e Ocupações, ferramenta que traz informações sobre salários médios do setor, por funções em Minas Gerais. O produto, parceria entre SICEPOT-MG e FIEMG, traz os dados de emprego mensais extraídos do CAGED.

QUAIS DADOS POSSO CONSULTAR?

•  Salário médio mensal por função, de acordo com código CBO. Os dados são mensais, com carência de 2 meses ( no Estado, por região ou município de Minas Gerais).

•  Nível de emprego - Número de admissões e demissões por função.

COMO SOLICITAR?

Enviar e-mail para sandra@sicepotmg.com, informando os seguintes dados para função desejada:

•  CBO da função/cargo;
•  Mês de referência do salário que deseja consultar;
•  Local de referência do salário (Estado, região ou Município de MG).

Os dados são disponibilizados somente para empresas associadas ao SICEPOT-MG, em dia com suas obrigações legais.

Para evitar uso indevido do Sistema, somente serão fornecidas informações para diretores, representantes legais ou gerentes das associadas que estejam cadastrados no mailing do SICEPOT-MG, através de e-mail. Não serão fornecidas informações por telefone.

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com