30  DE  MARÇO  DE  2022  |  EDIÇÃO  Nº  014

NOVA ASSOCIADA SICEPOT-MG

TERRA MÁQUINAS EQUIPAMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA

ASSOCIADO CONTRIBUINTE

TEMEC  atua no Brasil e no exterior, especializada na locação e venda de Fôrmas, Escoramentos e  Estruturas de Acesso para a Construção, sempre oferecendo as melhores soluções de engenharia, dentro das normas técnicas.

Fundada no ano de 2000, a TEMEC trabalha nos diversos segmentos da Construção Civil, como Infraestrutura, Industrial e Predial e tem como diretores os empresários Luiz Henrique de Alvim Resende, Pedro Henrique Carneiro de Resende, Filipe Carneiro Resende.

Endereço: Fazenda Rancho Alegre, s/n – Igarapé – Tel: 31 3296.9116 – email: pedro@temec.com.br – site: www.temec.com.br

Bem vinda! O SICEPOT-MG tem orgulho de ter a TEMEC em seu quadro de associadas.

DIRETOR DE OBRAS RODOVIÁRIAS DO SICEPOT-MG

O associado Jarbas Matias Reis, da Engibras Engenharia, foi indicado para ocupar o cargo de diretor de Obras Rodoviárias do SICEPOT-MG.

BRASINFRA MARCA PRESENÇA NA  4ª SEMANA DO PLANEJAMENTO DO DNIT

A BRASINFRA, entidade da qual o SICEPOT-MG é associado, participa da 4ª Semana do Planejamento, evento realizado pelo DNIT entre os dias 28 e 31 de março, em Brasília. O evento visa discutir temas relevantes para área de infraestrutura em palestras e debates que contam com a participação de técnicos da autarquia, de instituições governamentais das áreas federal, estadual e municipal, de órgãos de representação, bem como da iniciativa privada.

 

Durante o encontro a instituição está divulgando seu posicionamento sobre a necessidade do reequilíbrio econômico-financeiro nos contratos de infraestrutura (acesse aqui o Manifesto), pois mesmo com 2 anos de pandemia no Brasil e os órgãos públicos sejam sabedores de todos os desafios enfrentados pelo setor, a situação nacionalmente instalada é a de ausência de definição acerca dos pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro.

 

Sem guardar sensibilidade ao desafio de sobrevida das empresas, com uma inflação galopante, aumentos abruptos e contínuos dos insumos (como combustível, material betuminoso e outros derivados de petróleo, aço, cimento e outros), crise no mercado de crédito, o Poder Público tem eternizado as discussões sobre reequilíbrio, tornando inviável a manutenção de muitos contratos ou gerando o estrangulamento das empresas. Segundo José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da BRASINFRA, “em lugar de soluções, o que se tem visto são a postergação e a insensibilidade ao drama vivido pelas empresas que são responsáveis por parcela representativa do PIB brasileiro, dos empregos diretos e indiretos que movimentam a economia e que são fontes de receita orçamentária. Há também, segundo ele, o impacto da inércia e da demora sobre as paralisações de obras públicas, o encarecimento das retomadas e o comprometimento da saúde dos contratos”.

 

LEI DE LICITAÇÕES

Ainda durante o evento, a BRASINFRA, está se reunindo com representantes do setor de infraestrutura para informar sobre estudo realizado pela entidade, que analisa a nova Lei de Licitações.

Considerando esse cenário de adaptações e adequações na Lei 14.133, a BRASINFRA instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para estudos, acompanhamento das regulamentações visando a trazer contribuições para a evolução da tratativa do tema no que tange a serviços e obras de engenharia.  O resultado do trabalho originou a publicação de um estudo, dividido em 09 partes, que abordam e analisam os pontos prioritários da Lei. Na visão do setor, para o pleno desenvolvimento ainda são necessários alguns ajustes. Além disso, normas já editadas na Lei 14.133 e não implementadas, causam atrasos e confusão para a execução de novas licitações e contratos de obras públicas, entre eles, por exemplo, itens relacionados com formação de preços, com o plano de contratações anual e Portal Nacional de Contratações Públicas.

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com