08  DE  JUNHO  DE  2022  |  EDIÇÃO  Nº  025

MESA DE DEBATES SOBRE A NOVA LEI DE LICITAÇÕES TRAZ O TEMA “ REGISTRO DE PREÇOS”

No dia 04 de julho, o SICEPOT-MG realizará o segundo evento da “Mesas de Debates sobre a Nova Lei de Licitações: para que novo mundo estamos caminhando?”. Este próximo encontro será sobre Registro de Preços, onde os palestrantes Rafael Jardim Cavalcante (Auditor Tribunal de Contas da União) e Paulo Sérgio de Monteiro Reis (Professor, Engenheiro Civil e Advogado), apresentarão as definições, as aplicações e os riscos na utilização indevida.

A Mesa de Debates sobre a Nova Lei de Licitações terá uma série de encontros com especialistas do direito administrativo e do poder público, abordando as inovações e os aspectos importantes que o novo estatuto incorporou. Com a promulgação da Lei 14.133 e a proximidade de sua entrada em vigor, os eventos  visam comentar os pontos mais importantes da lei para o setor de infraestrutura e orientar as empresas e órgãos públicos sobre as mudanças ocorridas.

O encontro acontecerá no dia 04/07, às 9 horas.

Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do SICEPOT-MG.

Agilize seu acesso, se inscreva previamente em nosso canal.

ACESSE e conheça os palestrantes.

Confirmação de presença AQUI .

 

PRIMEIRO PROJETO MENTORIA EM PROGRAMAS DE COMPLIANCE PARA ASSOCIADAS É FINALIZADO

A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) exige uma nova obrigação: que as empresas que celebram contratos de grande montante com a Administração Pública Federal possuam implementados Programas de Compliance ou Integridade. Empresas e órgãos públicos, como Copasa e DNIT, já tornaram rotina o envio de questionários de integridade para seus fornecedores, nos quais são mapeadas as práticas de compliance. Assim, seja por imposição legal, seja por exigência de um mercado cada vez mais exigente e seletivo, a implementação de programas de compliance é uma necessidade.

Considerando esse cenário e conscientes de que a implementação de programas de compliance traz inúmeros benefícios para as empresas, o SICEPOT-MG e o Instituto Euvaldo Lodi / FIEMG se uniram para promover o mesmo nas empresas associadas.

O 1º Projeto de Mentoria em Programas de Compliance SICEPOT-MG - FIEMG Competitiva foi realizado com 20 empresas do setor de construção pesada, que implantaram o programa. Ao estabelecer diretrizes para as práticas internas, ética e compliance na Construção contribuem para o fortalecimento da confiança da empresa no mercado, tornando-se uma organização mais capaz e competitiva nos negócios.

No evento, o presidente João Jacques Viana Vaz, deixou claro que “a exigência do Programa de Compliance é irreversível, e quem implantar primeiro vai ter uma condição melhor. O Sicepot conseguiu, através no Fiemg Competivia, começar a implantar o compliance nas associadas e esta parceria foi fundamental paras as empresas terem mais competitividade, para terem um diferencial para apresentar para seus clientes”.

Segundo o gerente de integridade da FIEMG, Paulo Ribeiro, “é muito mais fácil ganhar dinheiro em uma sociedade próspera, é muito mais fácil defender a sua empresa muita sociedade que reconhece a importância daquela empresa para aquela sociedade, é muito mais fácil gerar emprego, reter funcionários bons quando estão todos satisfeitos e têm orgulho de onde trabalham. Então ESG de fato é um bom negócio, não é só uma tendência. É muito melhor antecipar as necessidades do mercado do que corrigir e correr atrás quando o mercado já mudou. E o ESG te coloca no patamar que você precisa para de fato ganhar dinheiro.”

O SICEPOT-MG e a FIEMG parabenizam as associadas que participaram do projeto e que construíram um Programa de Compliance aderente à sua realidade, o que vai contribuir para a integridade do setor de construção pesada de Minas Gerais.

Parabéns  AFL  Bali ,Cimcop, Comim, Conata, Contorno, CRC, Duro na Queda, Ethos,G Maia, Geplan, Infracon, Lomae, M. Giannetti, Solutec,Teme, Terrayama e Traffic pela conquista! 

DEPOIMENTOS

O "Programa de COMPLIANCE" aumentou todas as condições de sermos protagonistas da filosofia de FAZER O CERTO, pois dará firmeza e sustentação a todo compromisso de conduta e ética que temos com nossos valores organizacionais”. Daniela  Silviera, da CRC Engenharia

 

“A implantação do Programa de Compliance no ambiente organizacional da empresa está sendo muito positiva, trazendo expectativa quanto à melhoria de relacionamento com os clientes atuais e a prospecção de novos clientes, potencializando os negócios e trazendo crescimento econômico para a TERRAYAMA, graças à dedicação e ótima didática da Dra. Aline Rabelo da FIEMG.” Lilia Passely – Construtora Terrayama

 
“Tivemos grandes ganhos, tanto de processos quanto de  garantia de que as informações e normatizações sejam executados perante a legislação e também conforme as instruções da empresa. Passamos a atender a legislação, mas também a criar procedimentos que nos permite fazer auditoria interna que nos prepare para estar adaptados e adequados para uma externa, quando chegar a hora”.  Frederico Freitas - M Giannetti.

PALESTRA COMPLIANCE, GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA ESG

A gravação da palestra Compliance, Governança e Estratégia ESG, ministrada por Aline Azevedo, da FIEMG, está disponível para os associados no canal do YouTube do SICEPOT-MG. ACESSE e assista! 

SALÁRIOS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO

Sua empresa necessita de informações sobre salários médios praticados na construção pesada? Faz pesquisas sobre salários do setor?

Utilize o Mapa de Salários e Ocupações, ferramenta que traz informações sobre salários médios do setor, por funções em Minas Gerais. O produto, parceria entre SICEPOT-MG e FIEMG, traz os dados de emprego mensais extraídos do CAGED.

QUAIS DADOS POSSO CONSULTAR?

•  Salário médio mensal por função, de acordo com código CBO. Os dados são mensais, com carência de 2 meses

COMO SOLICITAR?

  CBO da função/cargo;

  Local de referência do salário (Estado, região ou Município de MG).

Os dados são disponibilizados somente para empresas associadas ao SICEPOT-MG, em dia com suas obrigações legais.

Para evitar uso indevido do Sistema, somente serão fornecidas informações para diretores, representantes legais ou gerentes das associadas que estejam cadastrados no mailing do SICEPOT-MG, através de e-mail. Não serão fornecidas informações por telefone. 

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com