23  DE  JUNHO  DE  2022  |  EDIÇÃO  Nº  027

NOVA ASSOCIADA SICEPOT-MG
EXE MINERAL – ENGENHARIA E
MINERAÇÃO LTDA
ASSOCIADO CONTRIBUINTE

 A EXE MINERAL – Engenharia e Mineração Ltda, é uma empresa pertencente ao GRUPO EXE, um grupo com capital 100% nacional, que atua nos setores de construção civil, energia e mineração.

Com extenso conhecimento do setor mineral, somado a uma equipe técnica certificada e uma frota atualizada de equipamentos e máquinas, a EXE MINERAL é a melhor opção para execução de serviços e locação do setor. Sempre em busca de relacionamentos pautados em princípios morais, reputação e sinceridade, a EXE MINERAL tem como hábito, a eficiência, a qualidade e a segurança nos serviços prestados.

 

Diretores: Paulo Thiago Puga Miranda e Rafaela Guimarães Campos Fonseca

Endereço: Alameda Oscar Niemeyer,400 - sala 202 – Vale do Sereno – Nova Lima– email: exemineral@exemineral.com.br  - site: www.exemineral.com.br

Bem vinda! O SICEPOT-MG tem orgulho de ter a EXE MINERAL em seu quadro de associadas. 

PROGRAMAS DE COMPLIANCE PARA CONSTRUTORAS QUE PRESTAM SERVIÇOS PARA ESTATAIS DE MINAS GERAIS

O SICEPOT-MG está disponibilizando para os associados, prestadoras de serviço para empresas estatais de Minas Gerais (COPASA/CEMIG/CODEMGE), uma capacitação prática avançada na implementação de Programas de Compliance. Este programa é mais simples, onde será oferecido treinamento com disponibilização de modelos.

 

Em cada encontro será trabalhado um tema relevante para início de implementação de um Programa de Compliance, com explanação teórica e apresentação conceitual, e quando cabível, apresentação de cases, textos de referência e exemplos práticos. Ao final de cada encontro será proposta a realização de uma tarefa, com disponibilização de modelos, a ser desenvolvida pela empresa.

A FIEMG, através da sua Gerente de Compliance, Aline Faria Santos Rabelo de Azevedo,  atuará como facilitadora da metodologia de implementação do programa, realizando capacitações e disponibilizando modelos a serem executados por equipe ou profissional interno da empresa. Confira o conteúdo completo AQUI.

O treinamento terá duração de 2 meses , com 8 encontros de capacitação por empresa e apoio na elaboração e revisão de documentos. Ele poderá ser executado de forma on-line ou presencial (se a empresa estiver localizada na região metropolitana de Belo Horizonte).

Com previsão de início no dia 11 de julho de 2022, a capacitação tem valor de R$ 5.500,00 (para associado SICEPOT-MG (em dia com contribuições) ou R$ 11.000,00 (para não associado). O pagamento poderá ser pago de 2 vezes: 50% na adesão e 50% em 30 dias, mediante boleto.

Faça sua inscrição por este LINK .

INDÍCES DE EMPREGO NA CONSTRUÇÃO

Os índices de evolução de atividade e emprego de maio de 2022 foram negativos para a Indústria da Construção como um todo no Brasil. Ressalte-se, contudo, que o desempenho segue heterogêneo entre os diferentes setores. De um lado, os setores Construção de edifícios e Serviços especializados para construção mostram alta do nível de atividade e do emprego na passagem de abril para maio de 2022.

De outro, no País, o setor Obras de infraestrutura mostra o inverso, com queda da atividade e emprego na mesma comparação. O nível de confiança recuou, com piora tanto na percepção das condições atuais quanto nas expectativas.

Em Minas Gerais , no setor de Obras de infraestrutura, em 2022, o saldo de emprego é de 1226 (admissões: 26.983 e demissões: -25.757). Em abril, o saldo foi negativo: as empresas de infraestrutura demitiram mais do que contrataram (admissão: 6.753 – demissão -7.263).

As empresas de montagem industrial e de estrutura metálica foram as que mais demitiram em abril/22. O setor de construção de rodovias e ferrovias tiveram um saldo de contratação de 518 trabalhadores no referido mês. Os municípios que mais admitiram foi Belo Horizonte, João Monlevade, Itaúna, Itabira e Matozinhos. Em 2022, o maior número de demissões, no setor de infraestrutura, ocorreu no município de Belo Horizonte, seguido de Indianápolis, Nova Lima, Itabira e João Monlevade.

Fonte: Mapa de Salários SICEPOT-MG/FIEMG e CNI.

EVENTO DEBATE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

O uso do Sistema de Registro de Preços para obras gera grande discussão. Para debater o assunto , o auditor do Tribunal de Contas da União, Rafael Jardim Cavalcante e o professor Paulo Sérgio de Monteiro Reis estarão no evento do SICEPOT-MG, dia 04 de julho às 9 horas.

A Mesa de Debates sobre a Nova Lei de Licitações: para que novo mundo estamos caminhando”, traz uma série de encontros com especialistas do direito administrativo e do poder público, abordando as inovações e os aspectos importantes que o novo estatuto incorporou. Com a promulgação da Lei 14.133 e a proximidade de sua entrada em vigor, os eventos  visam comentar os pontos mais importantes da lei para o setor de infraestrutura e orientar as empresas e órgãos públicos sobre as mudanças ocorridas.

O encontro acontecerá no dia 04/07, às 9 horas.

Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do SICEPOT-MG.

   Agilize seu acesso, se inscreva previamente em nosso canal.

ACESSE e conheça os palestrantes.

Confirmação de presença AQUI .

 

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com