29  DE  AGOSTO  DE  2023  |  EDIÇÃO  Nº  029

SETOR PROJETA DESACELERAÇÃO DAS VENDAS DE EQUIPAMENTOS

Após um período de recuperação nos últimos cinco anos, o mercado interno de máquinas e equipamentos para construção e mineração pode voltar a se retrair em dois dígitos em 2023. Ao menos isso é o que apontam os números revisados do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, indicando a comercialização de 34.590 máquinas da Linha Amarela no ano.

RESULTADOS

Com base nos resultados do 1º semestre, a Tabela 1 mostra as estimativas para o ano na Linha Amarela. Pela sondagem, as maiores quedas ocorrem nos segmentos de pás carregadeiras (-30%, com 7.200 unidades) e escavadeiras (-32%, com 8.100 unidades), acompanhadas por retrações em minicarregadeiras (-40%, com 720 unidades) e, de maneira mais atenuada, em miniescavadeiras (-13%, ou 1.400 unidades).

Pelas estimativas, continuam com crescimento os segmentos de caminhões fora de estrada (+11%, com 70 unidades), retroescavadeiras (+8%, com 1.500 máquinas), assim como motoniveladoras (+4%, com 3.150 unidades), enquanto para tratores de esteiras a estimativa atualizada é de +3% de avanço (1.500 unidades), demandados principalmente para obras leves de construção e no mercado de agricultura. 

PREVISÃO

Ainda com base nas projeções, o estudo aponta uma previsão de crescimento de +4% (36.030 unidades) no mercado de Linha Amarela em 2024 (Tabela 3) sobre a estimativa de 2023. Os eventuais destaques positivos são para máquinas como minicarregadeiras (+32, com 950 unidades), caminhões fora de estrada (+29%, com 90 unidades) e miniescavadeiras (+6%, com 1.484 unidades), enquanto as vendas de tratores de esteiras podem decair levemente (-8%, com 1.386 unidades). 

Veja a matéria completa na Revista MT - Setor projeta desaceleração das vendas no ano . 

MATERIAIS DISPONIBILIZADOS DE PALESTRAS

Os materiais das palestras "Impactos da Reforma Tributária e da nova decisão do STJ sobre ISS para o setor de construção" e  “Oportunidades e Aplicabilidade do uso de Energia Solar Fotovoltaica na Construção Pesada” estão disponíveis para consulta dos associados no site do Sicepot.

ACESSE:

à Palestra Impactos Reforma Tributária e da nova decisão do STJ sobre ISS setor de construção – Slides da apresentação .

à Palestra Oportunidade e Aplicabilidade do uso de Energia Solar Fotovoltaica - Slides da apresentação | Assista a gravação .

CURSO LEGISLAÇÃO E PRÁTICA TRABALHISTA

Direito do Trabalho da Admissão à Demissão

Conhecer a legislação trabalhista é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Pensando nisso, de maneira clara e objetiva, ao longo deste curso, que acontecerá no período de 11 a 15 de setembro, no Sicepot,  serão apresentadas as obrigações trabalhistas que mais impactam no dia a dia das empresas, desde a admissão até a dispensa do empregado, e propostas soluções para os problemas mais comuns decorrentes da gestão do trabalho.

Importante: Curso renovado e atualizado com novas normas e decisões dos Tribunais.

Sua empresa não pode perder esta oportunidade de treinar e/ou reciclar seus funcionários. O curso, ministrado pela advogada e assessora Jurídica do Sicepot-MG, Dra. Luciana Guedes Ferreira Pinto, terá a seguinte programação:

• Parte I – Admissão do empregado

• Parte II – Contratos de Trabalho

• Parte III – Vigência do Contrato

• Parte IV – Desligamento do Empregado

• Parte V – Saúde e Segurança

Veja mais informações e inscrições AQUI .

SEGURO ESPECIAL DE TRANSPORTE DE CARGAS E EQUIPAMENTOS

EXCLUSIVO PARA ASSOCIADOS SICEPOT-MG

Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link

- CONVÊNIOS -

 

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0400
www.sicepotmg.com   | comunicacao@sicepotmg.com