01  DE  SETEMBRO  DE  2023  |  EDIÇÃO  Nº  030

NOVA SEDE DO SICEPOT-MG 

Foi assinado hoje, dia 01/09, a escritura de compra da sede do SICEPOT-MG, na av. Raja Gabaglia, 1143 – 17 and. – Belo Horizonte/MG.

DER INFORMA - RETENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE

O DER-MG, em julho/2023, implementou modificações na retenção do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), para os próximos pagamentos aos fornecedores de bens e geração de serviços.

Portanto, para que a retenção seja realizada corretamente, o órgão solicita que as empresas adotem os seguintes procedimentos:

  1. Incluir no documento fiscal o valor e a alíquota do imposto de renda a ser retido na operação, mencionando seu enquadramento nos termos do Anexo I da IN RFB nº 1234/2022.
  2. Caso a empresa se enquadre em uma situação de imunidade ou isenção, em que não haja retenção, é necessário mencionar no corpo do documento fiscal a legislação aplicável e apresentar as exigências requeridas nos anexos da referida Instrução Normativa RFB nº 1234/2012. 

Veja a integra do comunicado aqui .

MATERIAIS SOBRE O NOVO PAC E O MARCO DE SANEAMENTO

Disponibilizamos,em anexo, as apresentações das palestras que aconteceram na reunião do COINFRA, no dia 30 de agosto de 2023, sobre o Novo PAC e sobre Saneamento Básico: o Novo Marco e o Desafio da Universalização. 

CURSO LEGISLAÇÃO E PRÁTICA TRABALHISTA

Direito do Trabalho da Admissão à Demissão

Conhecer a legislação trabalhista é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Pensando nisso, de maneira clara e objetiva, ao longo deste curso, que acontecerá no período de 11 a 15 de setembro, no Sicepot,  serão apresentadas as obrigações trabalhistas que mais impactam no dia a dia das empresas, desde a admissão até a dispensa do empregado, e propostas soluções para os problemas mais comuns decorrentes da gestão do trabalho.

Importante: Curso renovado e atualizado com novas normas e decisões dos Tribunais.

Sua empresa não pode perder esta oportunidade de treinar e/ou reciclar seus funcionários. O curso, ministrado pela advogada e assessora Jurídica do Sicepot-MG, Dra. Luciana Guedes Ferreira Pinto, terá a seguinte programação:

• Parte I – Admissão do empregado

• Parte II – Contratos de Trabalho

• Parte III – Vigência do Contrato

• Parte IV – Desligamento do Empregado

• Parte V – Saúde e Segurança

Veja a programação completa do curso e faça inscrições AQUI .

NÚMERO DE EMPREGOS DO SETOR

O Brasil criou 142.702 novos postos de trabalho em julho. O saldo positivo na construção civil ficou em 25.423, enquanto a indústria teve saldo de 21.254 novos postos.

Os três segmentos da construção apresentaram resultados positivos em julho: a construção de edifícios gerou 8.119 novos empregos, o segmento de infraestrutura apresentou 7.279 novas vagas e os serviços especializados da construção (demolição e preparação do terreno, instalações elétricas, hidráulicas e obras de acabamento) geraram 10.025 novas vagas.

Fonte: Agência Brasil -CBIC

Sua empresa sabe e utiliza o serviço de informações sobre salário médio e número de empregos em Minas Geras, disponibilizado pelo SICEPOT-MG para suas associadas?

QUAIS DADOS POSSO CONSULTAR?

• Salário médio mensal por função de acordo com a CBO – os dados disponibilizados pelo CAGED seguem as funções da CBO;

•  Salário médio mensal da função no Estado ou municípios de Minas Gerais;

•  Nível de emprego - Número de admissões e demissões por função;

•  Os dados podem ser extraídos nos diversos setores da indústria.

Entre em contato pelo tel. 31 21210436.

- CONVÊNIOS -

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0400
www.sicepotmg.com   |   comunicacao@sicepotmg.com