27  DE  OUTUBRO  DE  2023  |  EDIÇÃO  Nº  035

PBH LANÇA PROJETO MULHERES NA CONSTRUÇÃO

O prefeito Fuad Noman lançou nesta quinta-feira (26) o programa Mulheres na Obra, que tem como principal objetivo garantir para mulheres pelo menos 10% das vagas nos canteiros das obras contratadas pelo município. A diretora de Obras Urbanas Luisa Salum e o diretor Rodoviário, Jarbas Reis, representaram o Sicepot-MG na solenidade de lançamento.

Inédita entre as capitais, a iniciativa visa empoderar economicamente mulheres, em especial as que moram em áreas de risco, e dar a elas capacitação profissional para que possam buscar espaço no mercado de trabalho no setor privado.

Segundo o prefeito, atualmente, as mulheres ocupam menos de 5% dos postos de trabalho nos contratos de obras da prefeitura. O programa pretende mudar essa realidade e, numa primeira etapa, vai qualificar 120 mulheres para que possam trabalhar como pintora, pedreira de alvenaria, pedreira de acabamento, carpinteira, eletricista e hidráulica predial.

Outro diferencial do programa é que as mulheres deverão ser contratadas para trabalhar nos canteiros de obras. Estão excluídas dessa quota de 10% mulheres contratadas para trabalhar no setor administrativo, bem como aquelas de nível superior, como engenheiras e arquitetas.

O prefeito solicitou o apoio das empresas para ajudar criar um ambiente de trabalho positivo, de acolhimento e respeito às mulheres. Também está previsto, em editais futuros da Prefeitura, a inclusão de uma cota de 10% da mão-de-obra ser feminina.

VISITAS AO SICEPOT

O presidente João Jacques Viana Vaz e os diretores de Obras Urbanas e de Edificações receberam hoje, no SICEPOT-MG, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Leandro César Pereira e o Secretário Adjunto, Rodrigo Ferreira Matias. Na pauta, assuntos diversos do setor.

CURSO DE NEGOCIAÇÃO PARA EXECUTIVOS DA CONSTRUÇÃO PESADA

O SICEPOTMG, através do FIEMG Competitiva, realizou treinamento de Negociação para Executivos da Construção Pesada. O prof. Glauco Cavalcanti capacitou 64 empresários para desenvolverem habilidades estratégicas para negociações de alto desempenho, possibilitando-os saber costurar o fechamento de acordo difíceis com competência.

O Sicepot, ao promover estes cursos, teve como objetivo treinar o associado para negociações difíceis, principalmente no mercado privado.

A capacitação foi classificada como excepcional pelos participantes. Segundo o empresário Ilidio Cruvinel, da Aterpa, “o treinamento teve ensinamentos fantásticos, que com certeza irão dar um ganho na carreira e no dia a dia da empresa, pois a negociação é uma constância no setor”. Já Endrigo Silva, da CFR, falou “o curso trouxe a teoria e a prática das negociações em alto nível. Eu e meus colegas de empresa iremos aplicar, com certeza no nosso dia a dia”.

Já Endrigo Silva, da CFR, falou “o curso traz a teoria e a prática das negociações em alto nível. Eu e meus colegas de empresa iremos aplicar, com certeza no nosso dia a dia”.

Se você se interessa pelo assunto e perdeu esta oportunidade, fique atento às nossas divulgações. Estamos programando novas turmas para 2024!

 

WORKSHOP COMO IMPLANTAR O ESG NA SUA EMPRESA - PASSO A PASSO E A EXPERIÊNCIA DAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO PESADA

O SICEPOT participou do ConstruaMinas 2023, realizado pelo SindusconMG e CBIC, no Sebrae.

A gerente de Compliance da Fiemg, Aline Rabelo falou sobre conceitos fundamentais do ESG e o passo a passo para sua implantação.  A trilha de implementação, composta por 10 passos essenciais para a aplicação prática , foi detalhada de forma didática.

O evento, mediado pela assessora Jurídica do Sindicato, Luciana Guedes Ferreira Pinto, também apresentou a experiência de três associadas do Sicepot. As empresas Cimcop, Construtora Sant'Anna e Construtora Barbosa Mello , representadas por Roberta Miráglia, Renata Rodrigues, Paulo André Avelino e Marcelo Rios,  mostraram as dificuldades enfrentadas, o que já foi implantado e que ainda está por vir.

 

CURSO ON-LINE - PROCESSOS TRABALHISTAS NO ESOCIAL  E FGTS

Buscando disponibilizar conhecimento e treinamento para associadas de outros municípios, ou com obras em outros estados, o SICEPOT-MG realizará uma turma ON-LINE do Curso de Processos Trabalhistas no eSocial e FGTS. 

Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link 

- CONVÊNIOS -

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0400
www.sicepotmg.com   |   comunicacao@sicepotmg.com