16  DE  DEZEMBRO  DE  2022  |  EDIÇÃO  Nº  054

IMPUGNAÇÃO DE EDITAL – ATA DE REGISTRO DE PREÇO

O SICEPOT-MG impugnou, hoje, o Edital N° 31/2022 do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Serviços do Alto do Rio Pará – CISPARÁ, com os seguintes argumentos:

• Impossibilidade do Cispará licitar obras e serviços de engenharia que não estejam afetas à área da saúde;

• Inadequação do uso do Pregão Presencial e do Sistema de Registro de Preços para obras e serviços de engenharia nos moldes propostos.

 

PROGRAMA DE OBRAS DA PBH

O Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira e o secretário Adjunto, Rodrigo Matias estiveram ontem no Sicepot-MG para apresentar o Programa de Obras da SMOBI.

Participaram da reunião a diretoria e associados do Sicepot.

 

SICEPOT-MG DISPONIBILIDA INFORMAÇÕES SOBRE SALÁRIOS NO SETOR

O SICEPOT-MG disponibiliza, para suas associadas, um serviço de informações sobre salários médios por funções em Minas Gerais.

QUAIS DADOS POSSO CONSULTAR?

• Salário médio mensal por função de acordo com a CBO – os dados disponibilizados pelo CAGED seguem as funções da CBO;

•  Salário médio mensal da função no Estado ou municípios de Minas Gerais;

•  Nível de emprego - Número de admissões e demissões por função;

•  Os dados podem ser extraídos nos diversos setores da indústria.

Os dados são mensais, com carência de 2 meses.

COMO SOLICITAR?

Enviar email para sandra@sicepotmg.com, informando os seguintes dados para função desejada:

•  Nome da função de acordo com CBO (o nome da função solicitada deve ser igual ao da CBO lançada no cargo);

•  Mês de referência do salário que deseja consultar;

•  Local de referência do salário (Estado, região ou Município de MG).

Os dados são disponibilizados somente para empresas associadas ao SICEPOT-MG, em dia com suas obrigações legais. Para evitar uso indevido do Sistema, somente são fornecidas informações para diretores, representantes legais ou gerentes das associadas que estejam cadastrados no mailing do SICEPOT-MG, através de email. Não serão fornecidas informações por telefone.

O Mapa de Salários e Ocupações é um produto que visa ajudar as associadas em suas pesquisas sobre salários médias praticados no setor. Parceria SICEPOT-MG e FIEMG, ele traz os dados de emprego mensais, de funções da CBO, extraídos do CAGED.

 

A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PREVÊ UM CRESCIMENTO DE 2,5% EM 2023

Diante dos resultados da indústria da construção em 2021 e 2022, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta para 2023 uma alta de 2,5% do PIB no nível de atividade do setor.

Apesar do nível de atividade do setor estar quase 20% abaixo do seu pico de operação, observado no primeiro trimestre de 2014, a construção civil vai fechar o biênio com um crescimento de quase 18% do seu PIB, incremento que não era visto desde 2013, e mais de meio milhão de trabalhadores com carteira assinada. Já a economia nacional, neste mesmo período, cresce 8%.

Na área de infraestrutura, apesar dos entes subnacionais – estados e municípios – terem frentes suficientes para desenvolver um programa mais robusto de obras públicas, todos os contratos do segmento foram prejudicados no país em razão do desequilíbrio econômico-financeiro gerado pelo descolamento entre os valores dos contratos e a evolução dos preços dos custos de materiais e equipamentos.

De julho de 2020 a novembro de 2022, o aumento do custo da construção foi de quase 33%, diante de uma inflação oficial do país de 20%.

Fonte: Agência CBIC

CONHEÇA! PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DA CONSTRUÇÃO PESADA

Com o propósito de ampliar a qualificação em gestão de executivos das empresas de construção pesada, para atuar em estruturas corporativas e em projetos, capacitando-os a enfrentar e vencer os grandes desafios atualmente presentes no setor, o Programa de Desenvolvimento de Gestores, específico para Empresas de Construção Pesada é uma experiência inovadora e inédita em processos de qualificação de pessoal estratégico, 100% orientado às demandas exclusivas das empresas de Construção Pesada.

Para realizar este projeto, o SICEPOT-MG se uniu à FIEMG, IEL e à Consultoria PMTG – Paulo Matos Tecnologia de Gestão, com reconhecida expertise de atuação em projetos do setor de construção.

Se você se interessou pelo assunto, CLIQUE AQUI, conheça o Programa e garanta sua vaga, fazendo a pré-inscrição – preencha AQUI o formulário!

As demais informações, calendário, cronogramas e inscrições brevemente estarão disponíveis no site do SICEPOT-MG.

- CONVÊNIOS -

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com

 

 


 

 

http://conteudo.sicepotmg.com/Email.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Facebook.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Instagram.png

http://conteudo.sicepotmg.com/Linkedin.png